10 dicas rápidas para elaborar seu currículo !

1) Coloque seu nome com algum destaque no início do currículo, afinal, você é o “produto” a ser vendido.


2) Siga com os dados pessoais como telefone, endereço, estado civil, idade... Omitir estas informações pode causar a eliminação do currículo, uma vez que o empregador pode estar buscando candidatos que residam a certa proximidade da empresa, por exemplo.




3) Mencione seus objetivos de forma ampla. Quanto menos limitada for esta informação, maiores serão as chances de classificação do currículo.


4) Apresente sua formação em ordem cronológica, iniciando com o mais recente: pós-graduação, graduação e ensino médio. Mencionar onde cursou o ensino médio pode ser uma informação bastante relevante para quem está lendo o currículo.

5) Descreva sua trajetória profissional enfatizando os empregos que lhe proporcionaram os maiores desafios. Fale sobre suas conquistas e mencione o quê pode agregar às empresas onde trabalhou. Deixe as tarefas mais mecânicas para o final do texto.


6) Seja sucinto. Evite repetir palavras. Examinadores gostam de objetividade.

7) É conveniente classificar os idiomas em níveis de conhecimento como: intermediário, avançado ou fluente. Seja realista para evitar possíveis “saias justas” durante a entrevista.


8) É uma boa ideia apresentar os cursos concluídos ao longo da carreira, desde que tenham ligação com a formação do candidato ou possam causar boa impressão ao examinador.

9) Falar sobre atividades extraprofissionais, como trabalhos filantrópicos ou trabalhos manuais, pode ser positivo. Mas não se empolgue muito, pois pode acabar dando um “tiro no pé”.


10) Última e muito importante: revise a ortografia e a apresentação do currículo. É aconselhável pedir a alguém que revise por você. Uma segunda pessoa pode encontrar erros que passam despercebidos ao autor do texto.